A Mostra de Cinema Colombiano 2024 será realizada no Cineteatro Guarany nos dias 13, 16, 17, 18 e 19 de julho. As exibições, voltadas para os amantes do cinema latino-americano, acontecem regularmente às 18h30 e a entrada é gratuita.
No sábado (13/07), o documentário de Javier Guáqueta “Bakaçxtepkçx – Hasta siempre” começa a ser exibido. Após ser vítima de um atentado cometido por grupos paramilitares financiados pelo governo, a narrativa experimental retrata as ideias e memórias de Daniel Álvarez sobre o movimento indigena colombiano e seus processos políticos.
Na terça-feira (16/07), o filme de Margarita Martínez “Cuando las aguas se juntan: una historia de mujeres y paz” será exibido. A obra é um documentário que reúne as histórias de 45 mulheres colombianas que lutaram pela paz depois de mais de cinco décadas de conflito armado. Elas vêm de áreas que vão do Caribe colombiano até o sopé da Amazônia.
Uma madre, do diretor Diógenes Cuevas, será o filme de quarta-feira (17/07). Na história, Alejandro decide resgatar sua mãe, que foi injustamente internada em um asilo rural após o falecimento de seu pai. Em uma jornada de amor e loucura, eles cruzarão as montanhas inóspitas de Antioquia sozinhos e juntos, enfrentando desafios físicos e emocionais.
“Alis”, escrito por Clare Weiskopf e Nicolas van Hemelryck, será exibido na quinta feira (18/07). Dez jovens mulheres são apresentadas no documentário que vivem em um lar para meninas das ruas de Bogotá. Elas falam sobre sua colega de quarto, Alis. Ela é uma invenção coletiva e, ao mesmo tempo, um espaço protegido que torna possível expressar verdades dolorosas.