29.3 C
Manaus
sábado, maio 24, 2025
Publicidade
InicioAgenda CulturalManaus celebra Abolição da Escravatura com exposição afro-brasileira

Compartilhar

Manaus celebra Abolição da Escravatura com exposição afro-brasileira

Nesta sábado (24/05), data em que se recorda a Abolição da Escravatura em Manaus, o Mercado de Origem da Amazônia (MOA), localizado na Rua Tamandaré, número 22, em frente ao Terminal da Matriz, no Centro de Manaus, recebe uma homenagem potente, cultural e política. A exposição cultural afro-brasileira, que enaltece a arte, a arte história e valoriza a memória coletiva, terá entrada gratuita.

De acordo com a Alfa Farias, idealizadora da exposição, a abolição foi fruto de anos de luta de lideranças negras, movimentos abolicionistas, quilombos, terreiros e pressões internacionais — e não apenas de um gesto pontual da monarquia.

“A exposição fala da identidade negra; da África como o continente de onde se originou toda a humanidade; da questão do tráfico de pessoas que foram escravizadas; da resistência negra, dos quilombos e revoltas. Ela também ensina sobre as contribuições na culinária, religiosidade e festas populares”.

Segundo Elias Tergilene, idealizador do projeto de revitalização do Complexo Booth Line, a programação deste fim de semana no MOA será extensa e diversa.

“A exposição das peças de raízes afro-brasileiras ocupa o Mercado de Origem da Amazônia, que passou a ser um espaço público com expressões culturais e intelectuais, como o Dia da Abolição da Escravatura em Manaus. Nós entendemos a importância de temos pautas como esta, que remetem a reflexão social. A exposição, por sua própria existência, é sinônimo de resistência, memória e constante criação enquanto em contato com uma das culturas mais antigas e ricas do universo que é a cultura dos povos africanos.

Programação

O MOA abre as portas a partir das 8h da manhã. O público pode conferir de perto as promoções do bazar, do brechó, da feira e das atividades que acontecem todos os fins de semana.

As atividades envolvem aulas de Yoga, oficina de tecidos e muita música com o DJ Allex Sasha.

A primeira atração será uma aula com o Coletivo Yoga Manaus, que ocorre de 9h às 11h. De 9h às 15h acontece também a oficina de técnico com as artistas circenses Ayla Taynã e Renner Martins. Além da oficina, os visitantes podem fazer fotos no tecido com orientação profissional com vamo acessível. As sessões acontecem de 12h às 15h.

Outro destaque deste fim de semana será a Oficina Cria-ativa com Dara Campos e Thati Porto. Neste fim de semana, de 13h às 17h, as duas darão aulas de bordado e pintura para personalização de roupas.

“A inscrição no curso delas pode ser feita na hora com custo de R$ 60. A pessoa interessada deve levar duas peças para realizar a personalização”, destaca Thais Fernanda, organizadora da feira.

O espaço conta ainda com uma praça de alimentação. O Luna Bar vai vender chopp e hambúrgueres com um preço especial, além de proporcionar um som ambiente com atração musical com voz e violão. O DJ Allex Sasha, que tem um mix de músicas na sua line up, também anima o público. Ele inicia a apresentação às 16h.

A Feira do Mercado de Origem ainda abre espaço para a Ongato, que é uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção e resgate de animais em situação de abandono e maus-tratos. A entidade realiza um bazar com produtos diversos e toda a renda é revertida para provém recursos para a compra de ração, remédios, atendimento veterinários e etc.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...