Nos dias 10 e 11 de maio, Manaus será palco da edição 2025 do Graffiti Queens Festival, considerado um dos maiores festivais de arte urbana feminina da América Latina. Com o tema “Donas do Rolê”, o evento acontece a partir das 9h, na entrada do Campo São Pedro, localizado na Avenida Nepal, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital amazonense. A iniciativa tem apoio do coletivo Movimento Nepal Vive.
Idealizado em 2016 por Wɨra Tini, o projeto tem como missão dar visibilidade à produção artística urbana de mulheres, especialmente da região Norte e Nordeste. Ao longo de quase uma década, o festival superou desafios relacionados à falta de patrocínio e apoio institucional, crescendo em reconhecimento nacional e internacional.
“Criamos a primeira revista de graffiti feminino do mundo, e artistas de fora do país participam das edições. Isso mostra o alcance do que estamos construindo”, destaca Wɨra.
Em 2021, o festival marcou a história ao realizar o Yapai Waina, o primeiro festival de grafite feminino da Amazônia, nomeado em homenagem ao povo indígena Kokama.
A programação deste ano será voltada à formação e ocupação criativa. No dia 10 de maio, o público poderá participar de oficinas e workshops, entre eles uma oficina de skate para mulheres e crianças em parceria com a Associação ZN. As inscrições estão disponíveis pelo Instagram oficial do festival, @gqfestival.
A edição também contará com atividades esportivas, amistosos de futebol, apresentações de DJs e oficinas de grafite, reforçando a proposta de ocupar o espaço público com arte e inclusão.
Contemplado pelo Edital Macro de Chamamento Público nº 004/2024 – Projetos Culturais, categoria Hip-Hop, o Graffiti Queens vai além do festival: é também responsável pela criação da Revista Graffiti Queens, voltada ao registro e divulgação do trabalho de mulheres na arte urbana. A publicação teve sua terceira edição lançada no México, com a renomada fotógrafa Martha Cooper na capa.
Mais informações e atualizações sobre o evento e a revista podem ser acompanhadas pelos perfis @gqfestival e @revistagraffitiqueens no Instagram.