Aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (7), em frente à sede do órgão, localizada na Avenida Maceió, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. O grupo cobra do prefeito David Almeida a convocação imediata dos profissionais da saúde que aguardam nomeação.
Entre os manifestantes estavam enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos. Os profissionais carregavam faixas com mensagens de apelo e cobrança. “Senhor prefeito, convoque os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Faça sol ou faça chuva, a enfermagem está na rua”, dizia um dos cartazes. Outra faixa pedia: “Concurso da Semsa: MP e TCE, fiscalizem o não cumprimento do TAG 001/2022. Cadê a substituição dos temporários?”. Também havia cobranças pela chamada dos classificados e cadastro de reserva: “Convoca os aprovados e CRs. Mais unidades, mais demanda de profissionais”.
O concurso da Semsa foi realizado em 2021, mas, segundo os manifestantes, a maior parte dos aprovados ainda não foi convocada pela gestão municipal. Em 2022, a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) assinaram o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) nº 001/2022, com o objetivo de acelerar a convocação. No entanto, os aprovados denunciam que o acordo não vem sendo cumprido.