O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, embarcou na manhã desta quinta-feira (24) rumo ao Vaticano, onde participará do Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco. Ele é um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto na eleição papal.
Acompanhado de um assessor, Dom Leonardo chegou ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, por volta das 9h, e preferiu não falar com a imprensa, dirigindo-se apenas a fiéis que o aguardavam no terminal.
A eleição do novo Papa ainda não tem data definida, mas o Conclave deve ocorrer entre os dias 6 e 11 de maio. O processo acontece na Capela Sistina, em Roma, e pode se estender por até 20 dias. Ao todo, 135 cardeais com menos de 80 anos estão aptos a votar.
Para ser eleito, o novo pontífice precisará obter dois terços dos votos. As votações são secretas, e as cédulas são queimadas após cada rodada, com fumaça branca indicando a escolha de um novo líder da Igreja Católica.
Com a morte do Papa Francisco, o nome de Dom Leonardo Steiner passou a ser cogitado entre os possíveis sucessores, evidenciando a crescente influência da Igreja brasileira no cenário internacional.