A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina em 9 dias e de acordo com levantamento da Prefeitura de Manaus, menos de 50% das 141 mil crianças da capital, de 1 a 4 anos, foram levadas para receber a vacina.
O levantamento aponta para a baixa procura e envolvimento de pais e responsáveis na imunização de seus filhos e indica o risco de retorno da doença, erradicada no Brasil em 1994.
Na capital, a campanha é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi iniciada no dia 8 de agosto e deveria ter sido encerrada em 9 deste mês, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o próximo dia 30 pela baixa procura em todo o país.
Em Manaus, 171 unidades básicas de saúde têm a vacina disponível, sendo que parte delas atende à noite e aos sábados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, o município deve ter uma cobertura vacinal de 95% para ter uma população protegida.
Das 141.139 crianças esperadas para a vacinação, apenas 65.005 foram vacinadas durante a campanha, o que representa cobertura de apenas 46,1% do público esperado.
Orientação
A orientação é que os pais ou responsáveis busquem qualquer sala de vacinação de Manaus, levando um documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação da criança, para que os vacinadores avaliem qual dose ele precisa tomar.
Se a família perdeu o cartão, também deve buscar a unidade básica para atualizar a situação.
A Semsa oferta 171 salas de vacina para receber esse público, cujos endereços e horários podem ser conferidos no site da Semsa.