O Boi-Bumbá Garantido venceu, nesta segunda-feira (30), a 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”. Este foi o 33º titulo da associação cultural.
Nos três dias de apresentação (27, 28 e 29 de junho), o bumbá exaltou suas origens, celebrar a ancestralidade e cantar pela esperança e preservação da Amazônia durante os três dias do Festival.
O Boi Garantido abriu a primeira noite do 58º Festival de Parintins, na sexta-feira (27), com o tema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, parte do projeto artístico “Boi do Povo, Boi do Povão”. Em busca do seu 33º título, o bumbá vermelho e branco apostou na valorização das raízes culturais da Amazônia e na força da sua torcida, a galera encarnada.
A apresentação foi marcada por elementos da cultura ancestral da floresta, com destaque para a Lenda Amazônica “Tapyra’yawara” (Item 17) e o Ritual Indígena “Moyngo – A Iniciação Maragareum”, que encerrou a primeira noite com grande impacto visual e simbólico.
No sábado (28), o Garantido voltou à arena com o tema “Garantido, Patrimônio do Povo”, ainda sob o guarda-chuva do projeto “Boi do Povo, Boi do Povão”. A apresentação exaltou as matrizes populares, indígenas e afro-brasileiras que compõem a identidade do boi encarnado. Um dos momentos de maior destaque foi o Ritual Indígena “Ajié” (Item 4), conduzido pelo pajé Adriano Paquetá (Item 12), em uma performance que uniu espiritualidade, força cênica e tradição.
A terceira e última noite, no domingo (29), foi marcada pelo espetáculo “Garantido, Boi do Brasil”. A apresentação contou com homenagens emocionantes ao compositor Chico da Silva, autor de toadas históricas como “Vermelho”, além da despedida do tripa Denildo Piçanã, figura icônica do boi. A lenda da noite foi “A Deusa das Águas”, inspirada em uma das músicas mais simbólicas do Festival de Parintins.
As três noites consolidaram o compromisso do Garantido com a preservação e celebração da cultura amazônica, em uma apresentação que uniu tradição, inovação e emoção.
Apuração
A apuração das notas é realizada sempre na segunda-feira após o festival. Em 2025, a data é o dia 30 de junho. Os jurados escolhidos para avaliar os bois observam 21 itens que compõem os bois-bumbás.
Confira as notas parciais:
- 1ª Noite: Garantido venceu com 419,8 contra 419,6 do Caprichoso.
- 2ª Noite: Garantido venceu com 419,5 contra 419,3 do Caprichoso.