Em março, o Governo do Amazonas planeja saldar, em sete parcelas, as prestações pendentes de novembro e dezembro de 2023 dos contratos com empresas médicas. O pagamento referente ao mês atual ocorrerá entre os dias 21 e 24 do mês seguinte.
O acordo para quitar essas dívidas foi alcançado durante uma reunião na tarde de segunda-feira (19), entre o governador Wilson Lima e representantes das empresas de saúde. Vinte representantes empresariais estiveram presentes no encontro.
Wilson Lima justificou os atrasos nos repasses citando dificuldades financeiras, atribuindo a queda de R$ 600 milhões na receita do Estado no ano anterior.
Os repasses de agosto, setembro e outubro de 2023 também foram quitados somente em janeiro de 2024.
“A gente entende a situação do Estado, mas o governador entendeu nossa situação também. Acho que você conseguir trabalhar tendo a calma que vai receber no mês seguinte, isso é importante. Então, a gente conseguiu o que a gente queria e para a gente continuar trabalhando com tranquilidade e segurança para poder prestar o melhor atendimento à população”, disse Francisco Santos, da Coopaneo (Cooperativa de Neonatologia).
Com o acordo, os profissionais terceirizados de saúde se comprometeram em manter os atendimentos nos hospitais públicos.