29.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioAmazonasMoradores da comunidade indígena Parque das Tribos recebem ação de testagem

Compartilhar

Moradores da comunidade indígena Parque das Tribos recebem ação de testagem

Ônibus esteve na comunidade realizando os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (10/12), ação itinerante de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C na comunidade indígena Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A programação faz parte da campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o combate ao HIV/Aids.

Um ônibus adaptado foi levado à comunidade indígena, que reúne cerca de 700 famílias de 35 etnias, para realização da testagem pelas equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Caimi Ada Viana. Participaram da ação, realizada pela coordenação estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, cerca de 10 profissionais da SES-AM, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.

A enfermeira Priscila Siqueira, que coordenou a ação na comunidade, ressaltou a importância do diagnóstico precoce para o início do tratamento. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de interromper o ciclo de transmissão de HIV, sífilis e hepatites, e também será mais rápido o início do tratamento do paciente”, destacou.

Programação – Na terça-feira (14/12), o ônibus da campanha Dezembro Vermelho estará no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). Na quarta-feira (15/12), a ação itinerante será realizada no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, zona leste de Manaus, e no dia 22 de dezembro será a vez do bairro Santa Etelvina, na zona norte, receber a testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com a coordenação estadual, outros municípios do interior do estado devem receber o ônibus de testagem rápida ainda neste mês. Além das ações itinerantes, a programação do Dezembro Vermelho terá a distribuição de mais de 400 mil preservativos masculinos e femininos, a oferta de 165 mil testes rápidos e a inauguração de três novos CTAs.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...