31.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 7, 2025
Publicidade
InicioAmazonasMPAM apura violações de direitos de PCDs no transporte coletivo de Manaus

Compartilhar

MPAM apura violações de direitos de PCDs no transporte coletivo de Manaus

Em Manaus, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou investigação preliminar para apurar supostas condutas de discriminação e violação dos direitos de pessoas com deficiência (PCDs) no transporte coletivo, com foco especial na linha 676. O procedimento foi determinado pelo promotor Vitor Moreira da Fônseca, titular da 42ª Promotoria de Justiça dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid).

A ação teve origem na Notícia de Fato nº 01.2024.00008152-8, instaurada pela promotoria após denúncias relatando situações frequentes de discriminação e constrangimento contra PCDs na linha 676 do transporte público da capital. A denunciante alega ter tido, de forma recorrente, o embarque recusado por motoristas da linha. A empresa responsável, Eucatur, foi autuada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), mas, posteriormente, novos episódios foram denunciados à Ouvidoria-Geral do MPAM.

“Recebemos a denúncia de uma pessoa com deficiência que estava sendo sistematicamente discriminada pela linha de ônibus e estamos cobrando as medidas administrativas e cíveis de responsabilização da empresa”, informou o promotor.

A ação tem como intuito solicitar da empresa esclarecimentos sobre as denúncias relatadas e quais providências foram adotadas para o treinamento e capacitação dos motoristas, com objetivo de evitar novas situações que prejudiquem a acessibilidade plena ao transporte público em Manaus.

A acessibilidade aos meios de transporte coletivo — sem entraves, obstáculos, atitudes ou comportamentos que limitem ou impeçam a participação social da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida — é direito resguardado pela Lei nº 10.098 da Constituição Federal.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...