Um idoso de 90 anos identificado como Pedro Paulo Oliveira, 90 anos, sofreu um estrangulamento nas veias do braço devido a um acesso de medicamento. O caso ocorreu no último dia 12, no Pronto Socorro 28 de Agosto, em Manaus. Segundo a filha do idoso, identificada como Alcilene Oliveira, o acesso teria sido mal colocado pela enfermeira de plantão.
Em conversa com a reportagem do Portal Barelândia, a filha do homem contou que a enfermeira do atendimento tentava colocar um acesso de medicamento na veia do senhor Pedro Paulo, mas a primeira tentativa não funcionou, sendo necessário uma segunda. Segundo Alcilene, a enfermeira tentou colocar o acesso no mesmo braço, causando um novo estrangulamento na veia, fez o sangue se espalhar pelo braço. “ela não fez pressão pro sangue paralisar. Quando ela saiu que eu olhei o braço do meu pai parecia que tava pegando fogo, todo inchado, circulando pela mão e subindo pelos braços”, contou Alcilene.
A mulher afirmou ainda que nenhum enfermeiro da unidade de saúde se prontificou a fazer algo para impedir que o inchaço se alastrasse. Somente horas depois que foi receitada uma pomada para reverter o inchaço.
Uma profissional de saúde que conversou com nossa reportagem, conta que, pela imagem vista, o idoso sofreu algo que é chamado de contenção, que ocorre quando o paciente se move demais e o acesso acaba machucando a veia, causando sangramento e originando o inchaço. No entanto, a mesma não deu informações mais concretas por desconhecer o quadro geral do idoso.
Ainda seguindo Alcilene, o senhor Pedro, que deu entrada no hospital devido a um quadro de pneumonia, ficou mais de 48 horas deitado em uma maca quebrada, resultando em dores e feridas no corpo do homem. Até o momento não tivemos retorno das autoridades sobre o caso.