A Polícia Federal (PF) anunciou a apreensão de um veículo da marca Porsche na última segunda-feira (25), que estava escondido em uma oficina mecânica na capital do Amazonas. Essa apreensão faz parte das ações da Operação Emboabas, deflagrada em 20 de setembro, que visa combater financiadores do garimpo ilegal em terras indígenas. Os administradores das redes de supermercados de Manaus, como Nova Era, Big Amigão e Attack, são os principais investigados. Na semana anterior, agentes da PF estiveram em uma unidade do Nova Era para a realização de busca e apreensão.
Segundo a PF, a operação já resultou na apreensão de 12 carros de luxo, que pertenciam a empresários acusados de crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Os veículos apreendidos foram; uma BMW X1, três Toyota Hilux, uma Mercedes GLC220D, uma Range Rover Evoque, um Creta furtado, duas Chevrolet Trackers, uma Chevrolet S-10, um Porsche Boxster e um Honda City.
A Operação Emboabas continua investigando suspeitas de envolvimento de empresários no financiamento do garimpo ilegal em terras indígenas e pode resultar em mais ações e apreensões nos próximos dias.