Desde o retorno da fumaça provocada pelas queimadas, no domingo (29), a qualidade do ar na cidade de Manaus voltou a atingir níveis tóxicos na madrugada desta terça-feira (31). As informações foram divulgadas pelo sistema de monitoramento ‘Selva’ da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O bairro Morro da Liberdade, localizado na zona sul da cidade, apresentou a pior situação, registrando um índice de 154,2 PM2.5 (µg/m³).
A fumaça que vem cobrindo a cidade é resultado de 68 focos de incêndio em municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), conforme informações do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), levantadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Os registros apontam um total de 243 focos de queimadas em todo o estado do Amazonas, com destaque para municípios como Presidente Figueiredo (17), Autazes (14), Careiro da Várzea (13), Careiro (12), Itacoatiara (10) e Rio Preto da Eva (2). Esses dados foram compilados com base nas informações coletadas entre domingo e segunda-feira (29 e 30), até as 17h30. A situação alerta para a necessidade de medidas para controlar e mitigar os incêndios na região.