Cidade da Pedra Pintada é a primeira da Região Metropolitana de Manaus a receber projeto idealizado por Amom Mandel. Ação apresentará o “Sarau, poesia e vida de Francisco Calheiros”, em homenagem ao poeta, professor e advogado, vítima da COVID-19.
O projeto Caravana das Letras, que leva literatura e cultura para bairros de Manaus, fará neste sábado (11/12), sua primeira atividade fora da capital do Amazonas. A ação realizará uma homenagem ao falecido professor e poeta Francisco Calheiros, morto aos 51 anos em novembro de 2020. “Vai ser um tarde para lembrar e homenagear um entusiasta da literatura amazonense, que partiu muito cedo mas deixou um legado físico e nas memórias de centenas de estudantes e amigos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.”, explicou Amom Mandel, idealizador do Caravana das Letras.
A atividade acontecerá a partir das 16h e contará com a presença de autoridades, amigos e familiares de Francisco Calheiros. Serão apresentadas poesias, Música Popular Brasileira e um documentário que contará a história do homenageado da noite, narrado pelo mesmo, em vida.
“Essa ação marca uma nova fase do Caravana das Letras, pois leva nosso projeto, realizado com ajuda de amigos e voluntários, para cidades distantes da capital. É uma maneira de levar cultura e educação literária para diversos jovens do Amazonas.”, finalizou Amom Mandel.
O Caravana das Letras é mais novo entre os trabalhos sociais desenvolvidos por Amom Mandel fora da Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Além de saraus, teremos, futuramente, lançamentos de livros, workshops de escrita, oficinas de redação, feiras literárias e aulões sobre a literatura amazonense, em parceria com escolas da capital.”, explicou Amom Mandel.
Coordenado pelo poeta Pedro K. Calheiros, o Caravana das Letras fará atividades mensalmente na capital e na região metropolitana. “O objetivo é, em parceria com escolas e comunidades, promover eventos que estimulem a cultura, bem como o desenvolvimento cultural da sociedade como um todo.”, finalizou Pedro K. Calheiros.