Uma quantidade alarmante de fumaça de oriunda de queimadas voltou a cobrir Manaus na madrugada desta quinta-feira (5). Segundo dados obtidos pelo aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar estava em níveis péssimos na capital. Nas primeiras horas da manhã, porém, já se encontra em nível moderado.
Desde agosto deste ano, a poluição proveniente das queimadas em cidades da Região Metropolitana tem invadido a área urbana de Manaus. Um incêndio em uma área de mata no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, está em andamento desde terça-feira (3), e as equipes do Corpo de Bombeiros estão combatendo as chamas que teriam começado em uma trilha na região. Na manhã desta quinta-feira, ainda havia vestígios de fumaça no local.
As condições climáticas em Manaus também têm sido extremas, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrando uma temperatura de 39,7ºC na segunda-feira (2), a maior já registrada na cidade. Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram que o número de focos de incêndio detectados no estado do Amazonas em 2023 superou a média histórica para o mês de setembro. Além disso, o Amazonas enfrenta uma estiagem desde fevereiro, o último mês com chuvas significativas no estado, resultando na declaração de situação de emergência em quase 60 municípios pelo governo estadual.