Uma mãe identificada como Debora de Oliveira Lima pede ajuda para cuidar do seu filho identificado como Jeremias Oliveira de Lima, 7 anos, que sofre de uma doença genética que não tem cura. Debora e Jeremias residem na comunidade Vila Nova, localizada no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus.
Jeremias é portador de Ictiose Lamelar, uma doença que ataca a pele e não tem cura. Devido a sua condição, Debora contou para a equipe de reportagem do Barelândia que precisa ter cuidados especiais com o filho, como mantê-lo sempre em ambiente frio, para evitar que sua pele resseque e crie rachaduras. No entanto, a mãe disse que já esta com dificuldade de repor o gás do ar condicionado para manter o filho confortável.
A doação que a mãe necessita é para auxiliar na compra dos medicamentos de Jeremias, que segundo Debora, são caros e alguns ela não tem condições de comprar. O menino realiza os tratamentos na Fundação Alfredo da Mata, especializada em dermatologia, e no Ambulatório Araújo Lima, uma vez que a Ictiose Lamelar também afeta os olhos.
Quem tiver interesse em ajudar Jeremias com qualquer auxilio financeiro, pode fazê-lo através de pix, pelo número 92992911912 (Debora de Oliveira Lima). A mãe também reforça para aqueles que desejam contribuir com qualquer outra coisa, como alimentos ou remédio, pode entrar em contato com pelo pelo mesmo número.
O que é Ictiose Lamelar?
A ictiose lamelar é uma doença genética que não tem cura e atinge cerca de 200 mil pessoas no mundo inteiro, segundo a Organização Nacional para Desordens Raras do Reino Unido. A condição faz com que o corpo não consiga liberar as células mortas com rapidez suficiente, o que gera um acúmulo e, por sua vez, um endurecimento da pele.
Em alguns casos, as escamas são tão rígidas que podem dificultar o fechamento dos olhos — ao forçar a piscada, as pálpebras acabam se virando para fora. A doença também aumenta o risco de infecções ou desidratação porque a barreira cutânea dessas pessoas é muito fraca. Além disso, esses pacientes podem ter problemas respiratórios, perda de cabelo e deformidades articulares.