A Caixa Econômica Federal realiza, neste sábado (24/9), o pagamento do terceiro lote do auxílio caminhoneiro. De acordo com o governo federal, 341.486 motoristas autônomos de carga devem ser beneficiados.
Considerando os três lotes, mais de 360 mil caminhoneiros já receberam o chamado Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro). O total de recursos repassados aos motoristas já chega a R$ 1,03 bilhão.
Os valores são depositados na poupança social digital, por meio do aplicativo Caixa Tem. O pagamento do quarto lote será no dia 22 de outubro.
Para receber o benefício, o caminhoneiro deverá realizar a autodeclaração e afirmar que atende aos requisitos legais exigidos, e que está apto para realizar o transporte rodoviário de carga de forma regular.
Quem tem direito ao auxílio caminhoneiro?
Confira quem pode receber o benefício e quais são as regras:
- serão beneficiados transportadores de carga autônomos com cadastro ativo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C);
- os caminhoneiros não precisarão apresentar comprovantes de gastos com diesel para serem contemplados;
- os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos;
- o benefício será pago para cada transportador autônomo independentemente da quantidade de veículos que possuir, no valor de R$ 1 mil;
- quem estiver com situação cadastral “pendente” ou “suspenso” poderá regularizar o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres e se habilitar para ter direito ao auxílio.
Para consultar a situação no RNTRC, basta fazer a consulta no site da ANTT, neste link. A busca pode ser feita a partir de informações do transportador, da localidade ou do veículo.