Na madrugada desta sexta-feira (14), os moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro receberam um alerta sobre a possibilidade de um terremoto com magnitude de até 5,5. O aviso foi enviado por volta das 2h, por meio do sistema de alertas sísmicos do Android.
Além da notificação, a empresa forneceu orientações sobre as medidas de segurança a serem adotadas caso o fenômeno ocorra, como o uso de sapatos, a checagem das saídas de gás e a recomendação de evitar locais com construções danificadas.
A notificação indicava possíveis tremores em Ubatuba, com magnitude de 4,4, e na Baixada Santista, com magnitude de 5,5.
No entanto, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC), principais entidades globais de monitoramento de terremotos, não registraram nenhuma ocorrência.
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu alerta e que não há registros de incidentes relacionados ao suposto terremoto no estado. Além disso, destacou que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo monitoramento oficial de terremotos no estado, também não registrou nenhum tremor nesta madrugada.
A Defesa Civil do Rio de Janeiro também confirmou que não emitiu qualquer alerta sísmico para o estado fluminense. De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), não houve registro de abalos sísmicos no Rio de Janeiro, conforme informado em uma nota oficial.
O alerta se tornou o assunto mais comentado no momento nas redes sociais, especialmente na plataforma X.