25.3 C
Manaus
terça-feira, abril 22, 2025
Publicidade
InicioBrasilGoverno divulga resultados do "Enem dos concursos" nesta terça-feira

Compartilhar

Governo divulga resultados do “Enem dos concursos” nesta terça-feira

Os resultados dos candidatos que disputaram os cargos de nível intermediário (Bloco 8) no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, já estão disponíveis na área do candidato, acessível no site da Fundação Cesgranrio.

Além disso, nesta terça-feira (4/2), foram divulgadas a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 a 7 e a primeira lista de convocação para os cargos que exigem cursos de formação.

A lista definitiva dos aprovados nos blocos 1 a 7, que não precisam de formação específica, e a lista final dos convocados para matrícula nos cursos de formação serão publicadas em 28 de fevereiro.

Como acessar os resultados?

Os candidatos devem entrar na área do candidato no site da Cesgranrio, onde estarão disponíveis 173 listas organizadas por cargo e bloco. Também estão publicadas as listas de convocação para os cargos que exigem curso de formação.

As informações disponíveis incluem:

  • Notas das provas objetiva e discursiva;
  • Avaliação de títulos;
  • Resultado das bancas (PCD, Heteroidentificação e Indígena);
  • Nota final ponderada e classificação por cargo.

Além disso, o candidato pode verificar se foi aprovado para vaga imediata, está na lista de espera ou cadastro reserva, e se foi convocado para curso de formação ou eliminado.

Os resultados individuais também podem ser consultados para cada cargo em que o candidato se inscreveu. No entanto, cada participante será aprovado apenas para um cargo, embora possa figurar em várias listas de espera dentro de suas preferências.

Os editais com os resultados do CNU serão publicados no Diário Oficial da União, em edição extra, na parte da tarde.

Candidatos convocados para o curso de formação devem acessar a página do CNU entre os dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar sua participação na área do candidato.

A confirmação de presença é obrigatória e só será validada após a resposta “sim” à convocação. Além disso, é necessário realizar a matrícula junto à instituição responsável pelo curso de formação.

Na última sexta-feira (31/1), o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Fundação Cesgranrio e ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) a suspensão da divulgação dos resultados finais do CNU até que fossem analisadas denúncias sobre possíveis irregularidades no cumprimento das regras de cotas raciais.

O MPF apontou possíveis violações aos princípios constitucionais, questionando a transparência do concurso e a igualdade de tratamento entre os candidatos. Entre as falhas identificadas, destacam-se:

  • Falta de justificativa nas decisões de não enquadramento de candidatos nas cotas raciais;
  • Divergências nos critérios de heteroidentificação;
  • Inadequação do espaço para apresentação de recursos.

O MPF concedeu um prazo de cinco dias para que o MGI e a Cesgranrio apresentem um relatório detalhado com as providências adotadas. Caso as recomendações não sejam seguidas, o órgão poderá ingressar com uma ação civil pública pedindo a anulação do certame.

Enquanto isso, o MGI afirmou que segue trabalhando para manter o cronograma do CNU, ao mesmo tempo em que dialoga com o MPF.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...