O Rio Grande do Sul volta a sofrer com tempestades e inundações, que deixam o estado em alerta. Segundo a Defesa Civil do RS, 41 estados relataram algum tipo de dano referente às fortes chuvas ocorridas entre os dias 21 e 26 de setembro e, ao todos, 865 pessoas precisam deixar suas casas. O governo do estado retoma, a partir desta quinta-feira (26/9), a divulgação dos boletins sobre as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
Os boletins serão divulgados diariamente, às 9h, no portal oficial do governo estadual e trarão informações da Defesa Civil estadual, com número de pessoas atingidas nas cidades afetadas pelas chuvas.O boletim desta quinta-feira (26/9), afirma que 41 municípios – cerca de 29.542 pessoas – já foram afetados pelas novas tempestades. Ao todo, 305 pessoas estão em abrigos e 560 desabrigadas. A Defesa Civil não reportou feridos, óbitos e desaparecidos.
O município de Camaquã, no sul do estado, é o mais atingido até o momento, com 500 desalojados e 200 desabrigados.
Veja lista completa dos municípios com pessoas desabrigadas:
- Bagé, na Campanha — 26 desalojados
- Barão do Triunfo, na Região Carbonífera — 2 desalojados
- Camaquã, no Sul — 500 desalojados e 200 desabrigados
- Cerrito, no Sul — 40 desabrigados
- Dom Pedrito, na Campanha — 4 desabrigados
- Lavras do Sul, na Região Central — 4 desalojados
- Pedro Osório, no Sul — 20 desalojados e 24 desabrigados
- Pelotas, no Sul — 8 desalojados e 19 desabrigados
- Rio Grande, no Sul — 18 desabrigados
Total : 560 desalojados e 305 desabrigados
A prefeitura de Camaquã (RS) decretou situação de emergência. No município as rajadas de vento ultrapassaram 100 km/h em uma tempestade na terça (24/9). Casas foram destelhadas e fachadas de estruturas urbanas, como escolas e estabelecimentos comerciais, árvores e postes foram derrubados. Grande parte da região enfrenta, ainda, falta de energia elétrica e ruas alagadas.