O incêndio consumiu cerca de 2 mil hectares, o que corresponde a aproximadamente 3 mil campos de futebol, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás. Este foi o terceiro foco de incêndio detectado na unidade de conservação nas últimas semanas.
Neste domingo (22/9), os bombeiros conseguiram dominar as chamas. A suspeita é que os incêndios tenham sido iniciados por criminosos.
Cerca de cem indivíduos estão envolvidos no trabalho de rescaldo no local, e existe o temor de que o fogo retorne. Para combatê-lo, dois aviões despejaram água nas regiões impactadas. As equipes trabalharam durante toda a madrugada no local.
Na quarta-feira (18/9), outro incêndio de grandes proporções atingiu a região. Segundo o ICMBio, o fogo atingiu uma área dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e outra fora dos limites da unidade.
Em 11 de setembro, outro incêndio que havia atingido o parque por seis dias foi controlado. O fogo destruiu mais de 10 mil hectares dentro e fora do parque, segundo o ICMBio. A área afetada é equivalente ao tamanho de Vitória, no Espírito Santo.
Os esforços de combate mobilizaram 121 profissionais, entre brigadistas, servidores do ICMBio e do Ibama, além de colaboradores da Aliança da Terra e voluntários.
Também foram utilizados dois aviões Air Tractor, um helicóptero e uma frota de 50 veículos, incluindo caminhões, caminhonetes e carros.
Criado em 1961, o parque fica no nordeste de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.