O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta quinta-feira (24/4) a liberar a primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Nesta fase inicial, recebem aqueles que ganham até um salário mínimo (R$ 1.518). Os beneficiários que recebem acima desse valor terão o pagamento efetuado a partir de maio.
Segundo o INSS, cerca de 34,2 milhões de pessoas serão contempladas com a antecipação do abono natalino. A medida foi oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de abril, durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”.
A primeira metade do 13º será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio. A segunda parcela está prevista para ser depositada entre 26 de maio e 6 de junho. Com a antecipação, o governo federal espera injetar R$ 73,3 bilhões na economia brasileira.
Não têm direito ao 13º salário os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de baixa renda, além dos que recebem a Renda Mensal Vitalícia.
Já os contemplados incluem aposentados, pensionistas, e beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, salário-maternidade e pensão por morte.
Como consultar os valores
Os beneficiários podem verificar os valores e datas por meio do aplicativo ou site “Meu INSS”. É necessário fazer login com CPF e senha, acessar o menu “Extrato de Contribuição” e baixar o documento em PDF.
Também é possível obter as informações pela Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, mediante confirmação de dados pessoais.
Pagamentos de abril
Além do 13º, o Ministério da Previdência Social realiza neste mês o pagamento de mais de 40,6 milhões de benefícios. As datas seguem o número final do cartão de benefício (antes do traço). Por exemplo, no benefício 1610-3, considera-se o número 0.
Calendário da primeira parcela do 13º salário
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 24 de abril
- Final 2: 25 de abril
- Final 3: 26 de abril
- Final 4: 29 de abril
- Final 5: 30 de abril
- Final 6: 2 de maio
- Final 7: 5 de maio
- Final 8: 6 de maio
- Final 9: 7 de maio
- Final 0: 8 de maio
Para quem recebe acima do salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de maio
- Finais 2 e 7: 5 de maio
- Finais 3 e 8: 6 de maio
- Finais 4 e 9: 7 de maio
- Finais 5 e 0: 8 de maio
Mais informações podem ser obtidas no aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.