27.3 C
Manaus
sábado, julho 19, 2025
Publicidade
InicioBrasilLalo de Almeida vence prêmio mundial com fotografia da seca na Amazônia

Compartilhar

Lalo de Almeida vence prêmio mundial com fotografia da seca na Amazônia

A imagem comovente de um pescador indígena a caminhar sozinho no leito pedregoso do rio Solimões, tirada durante a seca extrema que atingiu a Amazônia no ano passado, comoveu o júri e o fotógrafo brasileiro Lalo de Almeida foi premiado com o mais prestigiado e cobiçado prêmio do jornalismo mundial, o World Press Photo na categoria Foto Única/América do Sul.

“Esta foto trata de dois temas aos quais venho me dedicando nos últimos anos: Amazônia e mudanças climáticas”, contou Lalo à Folha de SP, jornal para o qual realizou este e os demais trabalhos premiados. 

“A imagem foi realizada durante a seca extrema que atingiu a bacia amazônica em 2023 e mostra um pescador indígena caminhando pelo leito seco de um braço do rio Amazonas (ou Solimões, aqui no Brasil), em frente à comunidade tradicional de Porto Praia, próximo à Tefé, no Amazonas”. 

O fotógrafo ficou impressionado com a paisagem que encontrou, pois conhecia a zona e as comunidades indígenas e já as tinha visitado noutras ocasiões. “O trajeto sempre foi feito de barco. Desta vez, tivemos de caminhar até as comunidades por meio de uma trilha pelo leito seco”.

“Vi que a comunidade estava olhando para o vazio. O trabalho mostra o impacto da crise climática nas paisagens e nas populações, que com o rio seco, têm sua vida inviabilizada. Os ciclos estão se quebrando com as mudanças climáticas”, destaca.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...