Dois municípios paraenses – Barcarena e Ipixuna do Pará – recebem em novembro e dezembro o projeto Imerys Cultura e Sustentabilidade. Gratuita e itinerante, a iniciativa garante ao público acesso a espetáculos teatrais e sessões de cinema em uma estrutura especialmente adaptada para isso – uma sala com 30 poltronas, sistema de som e iluminação especiais, mini palco e um telão de 120 polegadas.
O público-alvo prioritário são as crianças. “Buscamos democratizar o acesso à cultura e, ao mesmo tempo, formar plateias”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua. A programação é ampla. Inclui 29 sessões de cinema de sucessos como Rio e Moana, entre outros, oficinas educativas, palestras sobre sustentabilidade e 28 apresentações da peça O Gigante.
Divertido e educativo, o espetáculo conta a história de uma criatura inicialmente vista com temor pela população, mas que conquista a todos com lições e exemplos que mostram a importância de cuidar, preservar, respeitar e amar. “A cultura pode ser um instrumento muito importante para conscientizar as pessoas”, diz Bevilacqua. Todas as emissões de carbono das diferentes etapas do projeto – deslocamentos, montagem, execução e desmontagem – serão neutralizadas.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Imerys Cultura e Sustentabilidade faz parte Cine Gira Brasil e do Cine Teatro Solar. Tem realização do Ministério do Turismo e da Magma Cultura e patrocínio da Imerys, com apoio das prefeituras dos municípios que recebem a atração.
Locais de realização:
Barcarena (PA)
Vila do Conde – 28 a 30 de novembro
Vila Canaã – 01 e 02 de dezembro
Ipixuna do Pará (PA)
Vila Santa Maria do Bacuri – 05, 06 e 07 de dezembro
Vila Aparecida – 08, 09 e 10 de dezembro
Vila Cajueiro – 12 de dezembro
Vila Fé em Deus – 13 de dezembro
Vila Deus Por Nós – 14 de dezembro
Horários:
As apresentações teatrais e sessões de cinema serão intercaladas nos seguintes horários: 08h/10h/13h30/15h30 e 19h.
Da assessoria.