28.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioBrasilPesquisa aponta pães de forma com teor alcoólico para ser pego no...

Compartilhar

Pesquisa aponta pães de forma com teor alcoólico para ser pego no bafômetro

As marcas populares de pão de forma têm alto teor alcóolico, de acordo com um estudo da Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.A concentração de álcool em três marcas pode resultar em um flagrante de embriaguez do motorista em testes do bafômetro.

A pesquisa examinou o teor alcóolico de dez marcas diferentes de pão que são vendidas em supermercados no Brasil. Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita estão entre eles.

Os pesquisadores descobriram nas análises que seis alimentos seriam classificados como alcóolico.Por exemplo, a porcentagem de álcool encontrada no produto analisado da Visconti foi de 3,37%. A porcentagem foi de 1,17% na Bauducco.

A lei brasileira exige que bebidas com teor de etanol superior a 0,5% sejam consideradas alcóolicas.Portanto, um volume muito menor do que o dos pães.

Quantidade de álcool nos pães de Forma:

MarcasQuantidade de álcool medida
Bauducco1,17
Visconti3,37
Panco0,51
Plus Vita0,16
Seven Boys0,50
Wickbold 5 zeros0,89
Wickbold Leve0,52
Wickbold SG0,66
Wickbold0,35
Pulmann0,05

Fonte: Proteste

O álcool é produzido durante o processo de fermentação, que faz com que o pão cresça. Ainda assim, enquanto o pão é assado, quase tudo é evaporado. A associação afirma que as empresas estão tentando preservar os produtos com o índice de álcool.

A associação afirma que o mofo representa 10% da produção de pães no Brasil. Para melhorar a durabilidade do produto, as empresas usam um antimofo diluído em álcool.

Essa quantidade deveria ser reduzida e, portanto, desapareceria até que as pessoas comessem o pão. No entanto, isso não ocorre, e a pesquisa afirma que isso está relacionado à quantidade de produto usado.

O alerta da Proteste diz que os pães terão ingredientes alcoólicos, muitas vezes de bebidas, sem ser informado aos consumidores.Como resultado, crianças e gestantes podem beber álcool sem saber.

De acordo com a lei, um teste do bafômetro não pode exceder 0,04 mg/l. Os níveis de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l são considerados infrações graves, e quaisquer infrações acima disso constituem crimes de trânsito.

A associação examinou o risco de um motorista ultrapassar o limite no teste depois de comer duas fatias de pão na pesquisa.Três marcas foram consideradas perigosas.

Marcas que colocariam em risco os motoristas durante o teste do bafômetro:

MarcaQuantidade de álcool em porção de duas fatias
Visconti1,69
Bauducco0,59
Wickbold 5 zeros0,45

Fonte: Proteste

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...