Na manhã desta terça-feira (1), a Polícia Federal realizou uma operação contra o tráfico humano em Minas Gerais. As apurações indicam que um casal organizava viagens não autorizadas de famílias para os Estados Unidos. Ele transportava os brasileiros para os Estados Unidos através do México, usando documentos mexicanos forjados.
A operação “Ottawa” ainda identificou que os suspeitos alteravam a nacionalidade dos brasileiros informando que os mesmos eram ccranianos e que, por causa da guerra no país, precisavam de asilo humanitário.
O pedido de asilo era feito às autoridades mexicanas e estadunidenses.
Os policiais executam duas ordens de busca e apreensão em dois locais do casal, um em Governador Valadares (MG) e outro em um condomínio próximo ao mar, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. A 1a Vara Federal de Governador Valadares concedeu os mandados. Também foi determinado o bloqueio de bens e a proibição de transferência de um carro de luxo do casal.
Os suspeitos serão processados pelos delitos de incentivo à emigração ilegal, envio inadequado de crianças e adolescentes para o exterior e falsidade ideológica. Caso sejam condenados, a sentença pode atingir até 16 anos de encarceramento.