25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 12, 2024
Publicidade
InicioBrasilPix automático passa a operar em outubro de 2024, diz BC

Compartilhar

Pix automático passa a operar em outubro de 2024, diz BC

O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (7), que a modalidade Pix automático entrará em operação a partir de 28 de outubro de 2024. Essa inovação permitirá que os clientes agendem antecipadamente pagamentos a empresas, abrangendo diversas categorias, como contas de água e luz, mensalidades escolares e universitárias, taxas de academias, condomínios e parcelas de empréstimos.

Embora o débito automático já ofereça opções semelhantes, o Pix automático tem a vantagem de alcançar um público mais amplo, eliminando a necessidade de convênios específicos entre empresas e diversas instituições financeiras.

Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, ressaltou que, atualmente, as empresas precisam estabelecer convênios individuais com cada banco para oferecerem débito automático, o que pode excluir clientes de instituições menores.

Com o Pix automático, as empresas só necessitarão de um acordo com um banco que ofereça essa modalidade, permitindo que usuários de todas as instituições Pix possam usufruir do pagamento automático. Essa medida proporciona uma oportunidade para instituições financeiras menores ingressarem nesse mercado, democratizando o acesso a essa facilidade de pagamento. No Pix automático, as instruções de pagamento são fornecidas pela empresa, cabendo ao cliente decidir se utilizará ou não essa forma de pagamento.

Fonte: G1

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...