No Dia Internacional da Mulher, o presidente Jair Bolsonaro participou de um evento no Palácio do Planalto, em Brasília, em alusão a data. Na ocasião ele afirmou que as mulheres “estão praticamente integradas na sociedade” e que os homens as auxiliam.
Bolsonaro contava a história da mãe, Olinda Bolsonaro, que fazia bolos de casamento e balas de coco no interior de São Paulo, na cidade de Ribeira, quando fez a declaração.
“Lá naquele meu tempo, ou a mulher era professora ou dona de casa. Dificilmente uma mulher fazia alguma coisa diferente disso, lá nos anos [19]50 e [19]60. Hoje em dia, as mulheres estão praticamente integradas à sociedade. Nós as auxiliamos e estamos sempre ao lado delas, não podemos viver mais sem elas”, discursou.
Na sequência, ele citou dados trazidos pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, sobre a participação feminina no governo, que disse haver 1.933 mulheres no alto escalão em 2021.
“Em nosso governo, a participação da mulher é bem maior que nos demais governos. Bem como também, um aviso aos machões: o governo que mais prendeu machão agressor foi o nosso”, prosseguiu Bolsonaro.
O chefe do Palácio do Planalto foi classificado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que discursou antes do esposo, como “o presidente mais cor-de-rosa do mundo”.
Durante o evento, Bolsonaro assinou decretos que instituem programas voltados ao empreendedorismo feminino, à proteção de mulheres grávidas e à promoção da saúde menstrual. Com informações de Metrópoles e Agência Brasil.