Na manhã desta quinta-feira (23), um prédio localizado no bairro Três Pinheiros, em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, desabou. O edifício, identificado como Residencial Condado Ana Carolina, estava sobre um morro e já havia sido considerado condenado pelas autoridades municipais. Todos os moradores foram desalojados no último domingo (19), e a prefeitura informou que não houve registro de feridos no desabamento.
A tragédia ocorre após dezenas de moradores terem deixado suas residências em Gramado devido às chuvas intensas que atingem a região desde o fim de semana, causando rachaduras no solo de diversos bairros. O prédio desabado ficava na encosta do Vale do Quilombo, em uma área verde próxima ao centro da cidade. O local já era considerado instável, impossibilitando a realização de uma implosão segura.
Enquanto 31 pessoas foram encaminhadas para um abrigo no ginásio da Escola Senador Salgado Filho, o restante dos moradores afetados pelas chuvas se abrigou em residências de familiares e conhecidos. A prefeitura de Gramado, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil, está avaliando a situação em diversos bairros afetados, como Três Pinheiros, Planalto, Perimetral e Ladeira das Azaleias, para elaborar um relatório que norteará as decisões municipais diante da instabilidade do solo na região.
Fonte: G1