Uma representação ética foi aberta pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) contra uma campanha publicitária da Volkswagen, que utilizou uma inteligência artificial (IA) para colocar a cantora Maria Rita junto com sua mãe, Elis Regina, falecida em 1982. Ambas aparecem cantando a clássica “Como os Nossos Pais”. Segundo o Conar, a representação de mostrar Elis viva fez os consumidores questionarem o uso da IA, colocando em cheque a veracidade do comercial.
O Conar examinará a questão à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, especialmente os princípios de respeitabilidade. A representação também questiona se a campanha da Volkswagen pode causar confusão entre ficção e realidade, especialmente para crianças e adolescentes. O julgamento da representação ocorrerá nas próximas semanas, garantindo o direito de defesa à Volkswagen e à sua agência, AlmapBBDO. Normalmente, o julgamento ocorre cerca de 45 dias após a abertura da representação.
O Conar reitera que está aberto a denúncias de consumidores e outras manifestações sobre a peça publicitária, desde que sejam identificadas. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a identidade dos denunciantes é protegida durante o processo.
Fonte: CNN Brasil