26.3 C
Manaus
domingo, maio 19, 2024
Publicidade
InicioBrasilSob investigação de Fake News, SBT desmente acusação da Globo

Compartilhar

Sob investigação de Fake News, SBT desmente acusação da Globo

Na terça-feira (7), o governo entrou em contato com a Polícia Federal e a AGU (Advocacia-Geral da União) solicitando a abertura de investigação sobre a criação e divulgação de notícias falsas sobre a situação de desastre e ações policiais no Rio Grande do Sul.

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, enviou um ofício ao colega Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, em que pede que “providências cabíveis sejam tomadas pelos órgãos competentes” do ministério da Justiça a respeito da propagação de fake news.

Enquanto isso, Márcia Dantas, jornalista do programa Tá Na Hora do SBT, reporta sobre tragédias relacionadas às chuvas no Rio Grande do Sul. A maior parte do estado está submersa e recebe ajuda de outras partes do Brasil. Porém, em meio à situação, a apresentadora levantou uma reclamação séria.

“A ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] estaria barrando caminhões da Defesa Civil, com ajuda humanitária, porque não têm nota fiscal e está um pouco acima do peso”, lamentou.

Além disso, os caminhoneiros serão notificados e multados. A reportagem revelou também que um grande número de veículos foram parados durante as inspeções, atrasando a entrega de suprimentos de socorro aos moradores que perderam tudo nas enchentes.

A Globo News contestou a informação de que um caminhão que transportava doações para vítimas no Rio Grande do Sul foi parado por não ter nota fiscal. No telejornal das 18h, a âncora Natuza Nery não mencionou o SBT, mas culpou o coach Pablo Marçal, responsável pela disseminação do assunto.

“Um dos casos mais alarmantes e que assustou boa parte da equipe que está prestando socorro agora às vítimas do Rio Grande do Sul é a fake news de que os caminhões estavam sendo barrados porque não tinham nota fiscal. É de uma irresponsabilidade. Isso partiu de um coach chamado Pablo Marçal, que contou essa mentira”, afirmou Natuza.

Por meio de uma nota divulgada durante o programa “Chega Mais” desta quarta-feira (08), a emissora paulista esclareceu o ocorrido. “O SBT não divulga fake news. Nós somos uma emissora com compromisso com a verdade e estamos aqui para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Estamos aqui para informar e ajudar nessas doações. Então, em nenhum momento, a gente divulgou fake news”, disse a jornalista Márcia Dantas.

O deputado federal Nikolas Ferreira(PL-MG) publicou em suas redes sociais, um vídeo pedindo uma retratação do Ministro Paulo Pimenta e da Rede Globo pela tentativa de encobrir a propagação de Fake News.

Confira:

https://www.instagram.com/reel/C6txCXCrZi-/?igsh=MTZqNjZwaGFxcml4ZA==

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...