A influenciadora digital Virgínia Fonseca foi anunciada, nesta quinta-feira (22), como a nova rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio. A nomeação foi feita pela própria escola de samba de Duque de Caxias por meio de suas redes sociais, com uma publicação que celebrou a chegada da empresária: “Virginia é Grande Rio! Bem-vinda, Rainha”.
Virgínia assume o posto antes ocupado pela atriz Paolla Oliveira, que reinou à frente dos ritmistas da escola entre 2020 e 2024, e também nos carnavais de 2009 e 2010. A previsão, segundo a postagem da influenciadora, é de que ela permaneça na função por pelo menos dois anos. “Muita honra de chegar aqui e estar junto com vocês na Grande Rio. Que seja o início de uma história linda. O nosso Carnaval já começou! Toda honra e glória a Deus, 2025 é nosso e 2026 também”, declarou a nova rainha.
O anúncio foi acompanhado de imagens de Virgínia no Sambódromo da Marquês de Sapucaí ao lado da diretoria da escola, de integrantes da bateria comandada por Mestre Fafá e de figuras tradicionais da agremiação, como David Brazil. Em um dos registros, a influenciadora aparece se arriscando no tamborim.
A nomeação ocorre uma semana após Virgínia ter prestado depoimento na CPI das Bets, no Senado Federal. Na ocasião, a influenciadora se esquivou de revelar valores recebidos por contratos de publicidade com casas de apostas, mas negou ter enriquecido com esses vínculos.
A Grande Rio ainda não oficializou seu enredo para o Carnaval de 2026, mas há rumores de que a escola pode homenagear o Manguebeat — movimento cultural pernambucano liderado por Chico Science nos anos 1990, que mesclava crítica social com renovação artística.
No desfile de 2025, a escola de Duque de Caxias ficou com o vice-campeonato, perdendo o título para a Beija-Flor por um décimo na avaliação do quesito bateria. A agremiação recorreu à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), mas teve o pedido indeferido.