Faleceu na última quinta-feira (8/5), o cineasta James Foley, conhecido por dirigir episódios da série House of Cards e os dois últimos filmes da franquia Cinquenta Tons de Cinza. Ele tinha 71 anos e morreu em sua casa, em Los Angeles, após uma longa batalha contra um câncer no cérebro. A informação foi confirmada por seu representante ao The Hollywood Reporter, que relatou que o diretor faleceu “pacificamente enquanto dormia”.
Nascido em Nova York em 1953, Foley formou-se em cinema pela Universidade de Nova York. Sua estreia como diretor ocorreu em 1984, com o filme Reckless, protagonizado por Aidan Quinn e Daryl Hannah. Durante os anos 1980, também se destacou na indústria musical ao dirigir videoclipes icônicos de Madonna, como Dress You Up, Papa Don’t Preach, True Blue e The Look of Love. Ele também dirigiu o longa Who’s That Girl, estrelado pela cantora.
No cinema, Foley ganhou projeção internacional com sua participação na franquia Cinquenta Tons de Cinza, comandando os títulos Cinquenta Tons Mais Escuros (2017) e Cinquenta Tons de Liberdade (2018), ambos com Dakota Johnson e Jamie Dornan nos papéis principais.
Na televisão, o diretor nova-iorquino ficou marcado pela condução de 12 episódios da premiada série política House of Cards, além de uma participação na série Hannibal.