O ator e empresário Luís Jorge Frederico de Sá, mais conhecido como Jorge de Sá, está sendo investigado pelo Ministério Público de São Paulo por suspeitas de estelionato e falsidade documental. Ele é acusado de enganar famílias da elite paulistana ao prometer intermediar o acesso a bolsas de estudo em escolas dos Estados Unidos.
Natural do Rio de Janeiro, Jorge de Sá nasceu em 30 de agosto de 1987, sendo filho da cantora Sandra de Sá e do compositor Tom Saga, além de afilhado de batismo do cantor Cazuza. Antes de iniciar sua carreira artística, dedicou-se ao basquete, jogando nas categorias de base do Flamengo dos 6 aos 19 anos. Na televisão, ele iniciou sua carreira em 2003, interpretando Mateus na novela “Malhação”. Em seguida, participou de outras produções da Globo, como “A Lua me Disse” (2005), “Páginas da Vida” (2006) e “Em Família” (2014), onde viveu o vilão Matias. Também foi comentarista da NBA no canal SporTV até 2019.
Em 2018, Jorge de Sá fundou a DecideAí Digital, empresa especializada em produção e lançamentos digitais, com clientes como o ex-jogador Diego Ribas e o médico Márcio Tannure.
A investigação do Ministério Público revela que Jorge de Sá teria lesado várias famílias ao prometer vagas garantidas em instituições de ensino nos Estados Unidos. De acordo com as vítimas, ele se apresentava como intermediário das escolas e oferecia valores fixos para as bolsas de estudo. Após realizarem pagamentos elevados, as famílias descobriram que não havia um valor fixo para a obtenção das bolsas e que os pagamentos deveriam ser feitos diretamente às instituições. Além disso, algumas vítimas alegam que Jorge de Sá não repassou os valores devidos às escolas, apresentando comprovantes de transferência falsificados.