O Profissão Repórter desta terça-feira, 8, será voltado à força feminina. No Dia Internacional da Mulher, o programa da TV Globo conta histórias de mulheres que trabalham para defender e transformar vidas. Como as guardas municipais do projeto Guardiã Maria da Penha, em Barueri, na Grande São Paulo, que têm a missão de manter homens agressores distantes das vítimas e garantir que as medidas protetivas sejam respeitadas.
A reportagem acompanhou as guardas municipais nas visitas às vítimas e ouviu histórias das mulheres atendidas pelo programa. Uma delas conta que levou sete tiros do ex-companheiro e, mesmo com medo, agora tenta retomar a vida.
Na Zona Oeste de São Paulo, mais precisamente na comunidade de Jardim d‘Abril, a pernambucana Claudete Cordeiro, de 49 anos, tem dias agitados. Ela lidera uma rede de mulheres responsáveis por um ponto de distribuição de marmitas, onde cada uma contribui com o que pode para ajudar famílias carentes e pessoas em situação de rua durante a pandemia.
Por fim, a reportagem encontrou artistas que mesmo sendo de gerações diferentes compartilham a mesma luta: liberdade e direitos das mulheres. Com apenas 18 anos, MC Soffia celebrou a maioridade em cima do palco e agora saboreia do primeiro sucesso, “Minha Pretinha”. Já a atriz Zezé Motta completou 54 anos de carreira, consagrada como um dos grandes talentos do nosso país: fez 55 filmes, lançou 13 discos e atuou em 35 novelas. Com a ajuda das duas, o programa traça uma linha do tempo da luta feminista.
O programa vai ao ar após o Big Brother Brasil.