Por Bryan Dolzane — Volta e meia, me recordo daquele provérbio antigo que afirma que a soberba precede a queda. Por muitos anos os historiadores e cientistas políticos discutirão as razões da derrota do Presidente Jair Bolsonaro, e de fato, essa não é uma equação de fácil resolução e de uma só resposta; entretanto, certamente apontarão que umas das razões dessa derrota é a soberba de Jair Bolsonaro, tanto na retórica quanto na postura. O erro fatal de um político é pensar — mesmo que remotamente — que a sociedade é obrigada a tolerar a sua postura soberba e odienta.
Uma das coisas que costumo dizer quando converso com alguns políticos, é que nessa área, o que parece ser, é mais importante do que de fato é. E por mais que isso seja um tanto triste, porque usa-se isso para enganar pessoas — ao mesmo tempo — é a definição precisa de como é a realidade política. Entender esse lei da política, também serve para aqueles casos quando alguém diz: “mas Vereador José é muito humildade”. Certo, mas ele parece humilde? Ele se porta dessa forma? Em suma, meu amigo político, você será lembrado pelo que você é no público e não no privado, entenda essa lei e use com responsabilidade.
Não podemos achar que o Prefeito David Almeida é um neófito na política; essa é justamente a maior dificuldade de um estrategista: aconselhar um político “velho de guerra”. Contudo, o poder é algo capaz de cegar as pessoas, e mesmo os políticos mais experientes podem achar que vale tudo, contanto que se fale o que o povo quer ouvir na campanha de reeleição. Isso não funcionou para Jair Bolsonaro, e não funcionará para David Almeida.
A questão que se coloca é que não importa o contexto, em 2024 David Almeida aparecerá no horário eleitoral, e o que as pessoas verão é o prefeito de Manaus humilhando um jornalista e um professor, e não vai ter TRE que salve Almeida. Mas ainda há tempo, de calçar as sandálias da humildade, de lembrar daquele David que perdeu o governo em 2017. Ainda há tempo, de ouvir os bons conselheiros, os bons secretários e os bons amigos.
- O autor é ativista e comentarista político. Siga-o no Instagram @bryandolzane
Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.