Bryan Dolzane – Alfredo Menezes não tem grupo político no Amazonas, se não fosse a amizade com o Presidente Jair Bolsonaro, sequer saberíamos da existência política do mesmo. Nunca foi vereador, nunca foi deputado, nunca relatou um projeto de lei, nunca teve que lidar com as demandas da sociedade em seu gabinete.
Como militar tem seus méritos, entretanto, na política, qual é a sua história pública? Quais as suas lutas e pautas? Será que toda a sua atividade política se resume a seguir Jair Bolsonaro? Uma espécie de Helio Lopes (Helio Negão) do Amazonas?
Ele costuma dizer que é conservador, palavra que está na moda nos últimos anos. Chegou a participar do chamado “1° Congresso Conservador do Amazonas”; segundo fontes, em sua fala, sequer falou de conservadorismo. E será que ele sabe do que se trata? Será que leu Edmund Burke, Russell Kirk ou pelo menos Roger Scruton? Será que ele saberia definir doutrinariamente o que é conservadorismo? Tenho minhas dúvidas.
A única coisa que Menezes tem a seu favor é sua amizade com Bolsonaro, e isso não significa que todos os seus planos irão se concretizar, muito pelo contrário, se ele causar atritos com as lideranças locais, Jair Bolsonaro vai ter que escolher entre Menezes e as lideranças que podem levar seu nome por todo estado. Alguém adivinha a escolha do Bolsonaro?
- O autor é ativista e comentarista político.