Em relatório divulgado nesse domingo (26/02), o Departamento de Energia dos Estados Unidos diz que acredita que o coronavírus provavelmente surgiu após vazamento em um laboratório chinês.
A afirmação representa uma mudança de postura do Departamento, que antes se mostrava indeciso sobre a origem do vírus. No entanto, até o momento, a Casa Branca não se manifestou sobre o relatório.
Desta maneira, o Departamento de Energia se une ao FBI ao acreditar que a pandemia, que provocou quase sete milhões de mortes no mundo, foi resultado de um acidente em um laboratório na China.
Segundo o Wall Street Journal, quatro agências de inteligência americanas acreditam que a covid surgiu por transmissão natural, enquanto outras duas permanecem indecisas.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, enfatizou que “vários pontos de vista” persistem sobre o tema.
A China rejeitou veementemente a hipótese do Departamento e pediu aos envolvidos que “parem de difamar a China e parem de politizar a questão do rastreamento de origem”.
“Um vazamento de laboratório não foi considerado possível por conclusões científicas autorizadas apresentadas por uma equipe de especialistas da China e da OMS”, disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.