A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu, nesta quarta-feira (9), a classificação antecipada para a fase final da Liga das Nações ao vencer a Bulgária por 3 sets a 1 (25/21, 27/29, 25/10 e 25/19), na cidade de Chiba, no Japão. Com o resultado, a equipe comandada por José Roberto Guimarães chegou à oitava vitória em nove partidas e assegurou a vaga com três rodadas de antecedência para o fim da primeira fase.
Com o bom desempenho, o Brasil ocupa atualmente a terceira colocação na tabela geral, atrás da líder Itália e da Polônia. A seleção segue em busca de um título inédito na competição.
A oposta Rosamaria foi o grande destaque da partida. De volta à equipe após ser poupada para se recuperar fisicamente da longa temporada no Japão, ela anotou 18 pontos e foi a maior pontuadora da partida. “Foi um jogo especial. Estou voltando para ganhar ritmo e ainda temos muito a evoluir. Nos momentos decisivos, mostramos uma postura forte contra um time muito competente como o da Bulgária”, avaliou a jogadora.
A capitã Gabi, que marcou 11 pontos e foi a segunda maior pontuadora do Brasil, destacou a importância da vitória e projetou os próximos compromissos. “Buscar a classificação era nosso primeiro objetivo. Agora temos três partidas importantes para garantir uma boa colocação na fase final. Foi só o primeiro jogo da semana, e sabemos que ainda temos margem para crescer e corrigir os erros”, afirmou.
A seleção volta à quadra nesta quinta-feira (10), às 3h30 (horário de Brasília), contra a França. Depois, enfrenta a Polônia na sexta (11), às 7h20, e encerra a primeira fase contra o Japão, no domingo (13), no mesmo horário. A fase decisiva da Liga das Nações acontece entre os dias 23 e 27 de julho, na Polônia.