O treinador alemão Juergen Klopp foi promovido a chefe global de futebol da Red Bull, proprietária de diversos times, como RB Leipzig, New York Red Bulls e Red Bull Bragantino. A informação foi divulgada pela companhia na quarta-feira (9 de outubro).
Trata-se do seu primeiro emprego desde que deixou o Liverpool no começo do ano. Klopp, que finalizou sua exitosa trajetória de nove anos no Liverpool no término da última temporada, iniciará em 1o de janeiro de 2025.
“Depois de quase 25 anos afastado, não poderia estar mais animado para me envolver em um projeto como esse”, disse Klopp, que também treinou o Mainz 05 e o Borussia Dortmund, em um comunicado.
“O papel pode ter mudado, mas minha paixão pelo futebol e pelas pessoas que fazem o jogo ser o que ele é não mudou.”
O atleta de 57 anos chegou ao Liverpool em outubro de 2015 e conquistou a Liga dos Campeões, sua primeira conquista da Premier League desde 1990, o Mundial de Clubes, a FA Cup, a Copa da Liga e a Supercopa, além de conquistar a Community Shield durante seu mandato.
Em janeiro, Klopp, que conduziu o Dortmund a duas conquistas da Bundesliga, uma Copa da Alemanha e uma final da Liga dos Campeões em 2013, anunciou que deixaria o Liverpool ao término da temporada.
Klopp não participará das atividades cotidianas dos clubes administrados pela Red Bull na Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Áustria, informou a companhia.
“Ele fornecerá visão estratégica, apoiando diretores esportivos individuais no avanço da filosofia da Red Bull”, disse a empresa.
Klopp é há muito tempo associado a esse cargo, especialmente após sua passagem bem-sucedida pelo Liverpool e com a Alemanha lutando para causar impacto no cenário internacional na última década.