Nesta sexta-feira (27/9), a União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) estabeleceu a penalidade para o Barcelona, da Espanha, devido à exibição de um emblema nazista na arquibancada. O clube catalão foi penalizado com uma multa de 10 mil euros (aproximadamente R$60,72 mil) e está impedido de utilizar sua torcida em uma partida da Champions League.
A atitude racista dos adeptos do Barcelona na derrota por 2 a 1 para o Monaco, na quinta-feira (19/9), pela Champions League, levou à penalidade. Durante o jogo, o público levantou uma bandeira com o emblema do Nazismo no Estádio Louis II, em Mônaco.
Portanto, não haverá torcedores blaugranas no jogo entre Barcelona e Estrela Vermelha em Belgrado, na Sérvia, no dia 6 de novembro. Time catalão comunicou que vai aceitar a punição e devolver o dinheiro dos fãs que já haviam comprado ingressos.
“O FC Barcelona rejeita qualquer tipo de justificativa para a violência e, como indicado nos artigos 3 e 4 dos Estatutos, se esforça para proteger e promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos contida na Carta Internacional dos Direitos Humanos adotada pelas Nações Unidas”, destaca o clube no anúncio.