26.3 C
Manaus
sábado, maio 10, 2025
Publicidade
InicioMundoAliados de Maria Corina chegam aos EUA após operação sigilosa

Compartilhar

Aliados de Maria Corina chegam aos EUA após operação sigilosa

Cinco aliados da opositora venezuelana María Corina Machado chegaram aos Estados Unidos nesta terça-feira (6) após permanecerem por mais de 400 dias asilados na embaixada da Argentina em Caracas. A saída ocorreu por meio de uma operação discreta, sem divulgação prévia, envolvendo cooperação internacional.

O grupo é formado por Magalli Meda, coordenadora da campanha de Machado; Claudia Macero, da equipe de comunicação; o ex-deputado Omar González Moreno; e os ativistas Pedro Urruchurtu e Humberto Villalobos, ambos do partido Vente Venezuela. Todos foram acusados pelo Ministério Público da Venezuela de crimes como conspiração, terrorismo e traição à pátria, após as eleições primárias da oposição em que Machado saiu vencedora.

A informação da chegada ao território americano foi confirmada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que celebrou o desfecho nas redes sociais. “Os Estados Unidos comemoram o resgate bem-sucedido. Todos estão agora em segurança em solo americano”, escreveu, agradecendo às pessoas e países que colaboraram com a operação, sem dar detalhes.

Os cinco permaneceram sob proteção diplomática na sede argentina, que passou a ser administrada pelo Brasil desde agosto de 2024, após a expulsão dos diplomatas argentinos pelo governo de Nicolás Maduro. O presidente argentino, Javier Milei, havia questionado a legitimidade das eleições venezuelanas, o que acirrou o conflito diplomático.

Um sexto asilado, Fernando Martínez Mottola, também buscou abrigo na embaixada, mas deixou o local em dezembro e faleceu em fevereiro deste ano. A saída do grupo representa um novo capítulo na crise política venezuelana, em um momento decisivo para a oposição diante das eleições presidenciais previstas para 2025.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...