Um deslizamento de terra deixou mais de 300 pessoas e cerca de 1,1 mil casas soterradas em Papua Nova Guiné, na Oceania. O incidente aconteceu na madrugada de sexta (24) e foi divulgado pela mídia local neste sábado (25).
A tragédia aconteceu em Kaokalam, na província de Enga, a cerca de 600km da capital Port Moresby.
Até o momento, as esquipes de resgate confirmaram quatro mortes devido ao deslizamento que atingiu pelo menos seis aldeias de Enga.
Helicópteros estão sendo usados na operação de resgate, já que a força da terra bloqueou a rodovia que dá acesso ao vilarejo.
Segundo informações do jornal local Papua New Guinea Post Courier, a catástrofe afetou não apenas Kaokalam, mas também outras seis vilas nas proximidades na região de Mulitaka. A maioria das comunicações e acessos às áreas afetadas foram cortados, complicando significativamente os esforços de resgate e ajuda humanitária.
Equipes de emergência, incluindo o Corpo de Defesa e o Departamento de Obras e Rodovias de Papua Nova Guiné, foram mobilizados para oferecer assistência e socorro às vítimas. A situação é ainda mais crítica devido à localização isolada da vila, sendo que o acesso por helicóptero passou a ser a única maneira de chegar à região após o deslizamento ter bloqueado as principais vias de acesso terrestre.