23.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Publicidade
InicioMundoFuracão com ventos de até 200 km/h atinge a Flórida

Compartilhar

Furacão com ventos de até 200 km/h atinge a Flórida

O furacão Idalia assolou a costa próxima a Keaton Beach, na região de Big Bend, Flórida, por volta das 9h desta quarta-feira (30), como uma tempestade de categoria 3, trazendo consigo ventos máximos sustentados de 190 km/h e rajadas ainda mais intensas, conforme reportado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Esta foi a tempestade mais poderosa a atingir essa região em mais de um século e meio. A medida que avançava pelo território, a tempestade perdeu força, sendo reclassificada para um furacão de categoria 2 cerca de uma hora depois.

Cedar Key, localizada na costa do Golfo da Flórida, foi alertada para uma possível elevação do nível do mar entre 2,5 e 2,7 metros, com o nível das águas subindo rapidamente. A onda de aumento do mar é prevista para persistir nas próximas horas na área de Big Bend, impulsionada pelos ventos contrários. Os níveis das águas excederam quase 2 metros acima das marés mais elevadas, superando o recorde estabelecido pelo furacão Hermine em 2016, que foi de 1,83 m. Esses níveis foram monitorados em Cedar Key desde 1914.

A prefeita de Tampa, Jane Castor, alertou os moradores para permanecerem vigilantes, uma vez que mais inundações são esperadas devido ao furacão Idalia durante a tarde. Castor enfatizou que as inundações enfrentadas até o momento são apenas um prelúdio do que está por vir, com a expectativa de uma maré alta entre 13h e 14h (horário de Brasília), trazendo consigo uma considerável elevação do nível da água. Pontes e ilhas da região foram afetadas, e a situação permanece crítica.

O furacão Idalia, o terceiro a atingir a Flórida nos últimos doze meses, provocou ações de emergência por parte das autoridades e do governador Ron DeSantis, que enfatizou a importância de seguir os alertas e se resguardar da violência dos ventos.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...