25.3 C
Manaus
sábado, dezembro 7, 2024
Publicidade
InicioMundoGangue Gran Grif mata 70 pessoas durante ataques no Haiti

Compartilhar

Gangue Gran Grif mata 70 pessoas durante ataques no Haiti

Pelo menos 70 pessoas morreram, incluindo três crianças e dez mulheres, durante ataques da gangue Gran Grif no Haiti, que viveu um dia de carnificina na última quinta-feira (3/10).

Além das vítimas fatais, a ação dos criminosos deixaram outras 16 pessoas gravemente feridas e forçou cerca de 3 mil a fugirem dos ataques na cidade de Pont-Sondé.

Segundo o líder do grupo criminoso, Luckson Elan, os ataques foram motivados pela “passividade” de moradores locais em relação a operações da polícia e grupos armados contra sua gangue.

“A culpa é dos moradores de Pont-Sondé. O que aconteceu em Pont-Sondé é culpa do Estado”, disse Elan em uma mensagem de áudio divulgada nas redes sociais.

De acordo com o porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU Thameen Al-Kheetan, casas e veículos também foram alvos do grupo.

“À medida que os ataques aconteciam, membros de gangues teriam incendiado pelo menos 45 casas e 34 veículos, forçando vários moradores a fugir”, disse Al-Keetan em um comunicado.

Desde janeiro, o caos político e social voltou a tomar conta do já instável país da América Central.

A onda de violência no Haiti entre gangues e autoridades locais aumentou nos meses seguintes, e fez com que o ex-primeiro-ministro do país, Ariel Henry, renunciasse ao cargo em março deste ano.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...