25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 12, 2024
Publicidade
InicioMundoHá três anos ocorria a invasão ao Capitólio no EUA; relembre

Compartilhar

Há três anos ocorria a invasão ao Capitólio no EUA; relembre

Há exatamente três anos, em 6 de janeiro de 2021, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proferiu um discurso incendiário aos seus seguidores no National Mall, criticando publicamente o então vice-presidente Mike Pence por não apoiar seus esforços para contestar os votos em favor de Joe Biden. O ambiente político estava tenso após a acirrada eleição presidencial de 2020, que resultou na vitória do democrata Joe Biden.

Após o discurso, milhares de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, o coração do poder político americano em Washington, durante uma sessão conjunta do Congresso para certificar a vitória de Biden. O ataque resultou em cenas caóticas, com a polícia sendo atacada e Pence sendo ameaçado. Os parlamentares tiveram que evacuar o local, e a sessão foi retomada nas primeiras horas do dia seguinte.

O tumulto resultou na morte de cinco pessoas, incluindo um policial, e mais de 140 policiais ficaram feridos. O Capitólio sofreu danos significativos, avaliados em milhões de dólares. Mais de 1.100 pessoas foram presas em conexão com o ataque, e várias já se declararam culpadas ou foram condenadas em julgamento.

O ex-presidente Trump enfrenta acusações federais de conspiração para privar os eleitores de uma eleição justa e de obstruir a certificação da vitória de Biden. O julgamento estava marcado para 4 de março de 2024, mas a alegação de imunidade de Trump será avaliada por um tribunal federal de apelações no início de janeiro. Este incidente histórico representou uma ruptura sem precedentes na história do Capitólio, um símbolo duradouro do poder político dos EUA.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...