O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), o almirante Daniel Hagari, anunciou nesta segunda-feira (9) que as tropas israelenses recuperaram o controle de todas as comunidades situadas nas proximidades da Faixa de Gaza. De acordo com Hagari, não há mais confrontos entre as FDI e o Hamas. Esse anúncio vem mais de 48 horas após um ataque surpresa do Hamas no último sábado (7), que envolveu o lançamento de milhares de foguetes e uma incursão por combatentes através da fronteira, um acontecimento inédito desde a Guerra da Independência de 1948.
A escalada do conflito também envolveu o grupo libanês Hezbollah, que reivindicou a responsabilidade por ataques a três locais em Israel na área conhecida como Fazendas Shebaa, usando mísseis e artilharia. Em resposta, Israel lançou ataques contra a área no Líbano de onde partiram esses ataques. Conforme o número de confrontos aumenta, o saldo de mortos também cresce, com mais de 430 mortos em Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino, e mais de 700 mortos em Israel, de acordo com as FDI.
Além disso, um campo de refugiados palestinos na cidade de Gaza foi atingido por ataques aéreos de Israel na segunda-feira (9). Dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas em Gaza devido aos ataques contínuos das FDI contra posições do Hamas na região. A Agência de Assistência e Obras das Nações Unidas (UNRWA) informou que quase 74 mil pessoas estão agora abrigadas em 64 abrigos da organização. A UNRWA condenou os ataques a infraestruturas civis, incluindo locais que abrigam famílias deslocadas, enfatizando que esses lugares não devem ser alvos de ataques. Por sua vez, o Hamas alega ter lançado mais de 100 mísseis contra Israel, visando o Aeroporto Internacional Ben Gurion, além de atacar a cidade de Ashkelon, localizada no sul de Israel.
Fonte: CNN Brasil