Após mais de 70 anos, o concurso Miss Universo promoveu uma mudança radical nas regras de seleção: a partir de 2023, mulheres casadas e mães poderão se inscrever na competição.
A notícia foi anunciada em um comunicado enviado ao jornal The National. No texto, a organização responsável pelo concurso afirma que sempre se esforçou para acompanhar as evoluções da sociedade e esse foi um passo natural para modernizar o Miss Universo.
“Todos nós acreditamos que as mulheres devem ter poder sobre suas vidas e que as decisões pessoais de um ser humano não devem ser uma barreira para seu sucesso”, diz o documento.
Antes da mudança, apenas mulheres solteiras, entre 18 e 28 anos, que nunca casaram ou tiveram filhos, podiam se inscrever na competição. Sobre a faixa etária, a organização não anunciou se será ampliada ou continuará a mesma.
As novas regras entram em vigor no Miss Universo 2023. Para este ano, já foram realizados os concursos preliminares e deve definir a vencedora no mês de dezembro. A candidata que vai representar o Brasil é Mia Mamede, do Espírito Santo, que venceu a etapa nacional da competição em julho.
O Brasil venceu o concurso duas vezes na história. A primeira campeã foi a gaúcha Iêda Maria Vargas, em 1963. A segunda e última brasileira a conquistar a coroa de Miss Universo foi a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.
A atual vencedora do concurso é a indiana Harnaaz Sandhu, de 22 anos.