Nesta quarta-feira (24), um avião caiu e pegou fogo ao tentar decolar de Katmandu, a capital do Nepal, matando pelo menos 18 pessoas. O único sobrevivente foi o comandante.
A aeronave transportava dois tripulantes e 17 técnicos para Pokhara, na cidade, para fazer reparos em outro avião. O comandante foi resgatado com ferimentos graves e foi encaminhado a um hospital.
As autoridades locais disseram que o avião era um Bombardier CRJ-200 com capacidade para 50 pessoas. A Saurya Airlines era a proprietária da aeronave.
“Logo após a decolagem, a aeronave guinou à direita e bateu no lado leste da pista. O resgate começou imediatamente”, declarou o Centro de Coordenação de Resgates da Autoridade de Aviação Civil do país.
O avião é retratado inclinando-se antes de cair em fotos publicadas nas redes sociais. O aeroporto foi fechado por um breve período de tempo.
Desde 2000, o Nepal tem sido criticado por seu histórico inadequado de segurança aérea, e quase 350 pessoas morreram em acidentes de avião ou helicóptero.
O incidente mais fatal ocorreu em 1992 quando um Airbus da Pakistan International Airlines bateu numa encosta quando se aproximava de Katmandu, matando 167 pessoas.
Em janeiro de 2023, um acidente da companhia aérea Yeti matou 72 pessoas. O acidente foi posteriormente atribuído a um curto circuito de energia por engano dos pilotos.