De acordo com informações da agência France Presse, subiu para 54 o número de vítimas decorrentes de um deslizamento de terra nas Filipinas, ocorrido na última terça-feira (06).
O deslizamento ocorreu perto de uma mina de ouro na cidade de Maco, na província de Davao de Oro, soterrando casas e veículos que transportavam funcionários para o local.
O desmoronamento arrastou pedras, lama e árvores, soterrando trabalhadores da mina e 55 casas nas proximidades, resultando em mais de 30 feridos.
Segundo a última atualização divulgada no domingo (11), 19 corpos foram recuperados dos escombros na cidade de Masara, situada na ilha de Mindanao, localizada no sul do país, a segunda maior ilha das Filipinas.
As equipes de resgate estão em operação contínua na busca por 63 desaparecidos, incluindo trabalhadores da mina de ouro e residentes locais.
Os deslizamentos de terra são frequentes no arquipélago do Sudeste Asiático devido ao terreno montanhoso, às chuvas e ao desmatamento causado pela mineração, agricultura e exploração ilegal de madeira.
Além disso, a região foi abalada nos últimos meses por fortes terremotos, contribuindo para a situação.